Kefir de leite - Dúvidas comuns



Preparo:
Coloque os grãos em um vasilhame de vidro contendo leite (desnatado, semi-desnatado ou integral) conforme as quantidades recomendadas (abaixo). Deixe fermentar.
Após completado o tempo de fermentação ideal para a sua saúde, você deverá mexer com uma colher de plástico(nunca de metal) para soltar os grãos do leite, coar o líquido em peneira plástica (não use coador metálico), dar umas batidinhas na peneira para que escorra bem o líquido (nunca espremer ou apertar os grãos), lavar muito bem o vidro onde será colocado os grãos, colocar os grãos em um leite novo e, assim, recomeçar todo o processo de fermentação.
O líquido coado deverá ser armazenado em vasilhame de plástico ou de vidro, na geladeira e ser consumido, no máximo em 24 horas, pois se o tempo de armazenamento for maior, as propriedades probióticas sofrem alterações.



Dosagem de Kefir para o leite:
Geralmente é uma colher de sopa de grãos para 1 copo (200 a 250 ml) de leite.
Tampe-o com um pano (para ficar menos ácido) e vede em volta com um elástico ou um barbante para não entrar formiga, nem outros insetos e deixe fermentar em temperatura ambiente por 24 h. 
Após esse período, mexa com uma colher de plástico ou madeira, coe e pode tomar o Kefir, que deverá estar completamente coagulado. Coloque açúcar ou adoçante, conforme seu paladar.
- À medida que os grãos forem se multiplicando, aumente gradativamente a quantidade de leite, obedecendo as proporções indicadas.


Congelar/descongelar o Kefir
Os grãos de Kefir não morrem se congelados. Isso pode ser útil para realizar um "estoque de segurança", se acaso sua colônia venha a sofrer algum acidente.O congelamento também é muito útil caso você tenha uma quantidade muito grande de grãos
Não é necessário lavar os grãos antes do congelamento, basta coá-los e levá-los para congelar.
É aconselhado congelar o Kefir em pequenas porções, pois assim não será necessário "quebrar" um bloco grande já congelado caso necessite de apenas um pouco.
Como congelar:
  • Armazenar uma porção dos grãos em saquinhos plásticos individuais, adicionar um pouco de leite e fechar a boca do saquinho dando um nó.
Descongelando:Para descongelar, basta colocar os grãos ainda congelados no leite em temperatura ambiente ou mesmo gelado, e aguardar o período de fermentação fora da geladeira. 
Descarte a primeira produção de 24 horas. Se a segunda produção de 24 horas estiver muito ácida, descarte novamente e passe a utilizar a partir da terceira.
Importante: Não descongele os grãos no microondas ou em líquidos quentes! Temperaturas acima de 40/50ºC podem matar o Kefir.



O que fazer quando o iogurte estiver muito ácido?
Você deve observar alguns pontos:
- Jamais deixe restos de kefir antigo no recipiente. O correto é coar por completo,  depois lavar bem o vidro, e só então recomeçar o processo de fermentação;
- Muitos grãos para pouco leite
- Quando passa do tempo de fazer a troca do leite
- Temperatura alta (em climas quentes se aconselha a deixar menos de 24 horas. Dependendo do clima, deve-se fazer a troca a cada 12 horas)

DICAS: Se tiver muito ácido, pode-se lavar os grãos com água bem filtrada e deixá-los de molho em ÁGUA MINERAL por 30 minutos 1 vez por semana. Depois escorre a água numa peneira e utiliza os grãos normalmente.
Experimente deixar os grãos fermentando a segunda metade do tempo na geladeira, principalmente no verão.
- Se você fecha o pote com tampa, experimente tapar com um pano e vedar com um barbante em volta para que não entre insetos.


Os grãos de Kefir morrem?
Sim, kefir morre!
E quando morre, não há como ter dúvida, pois os grãos esfarelam ao simples toque dos dedos. Além disso, ficam com um terrível cheiro de podre.



É correto lavar o vidro todas as vezes que coar o kefir?
É correto e necessário que se lave muito bem o vidro todas as vezes que for trocar o líquido, usando esponja e detergente. O único cuidado que se deve ter é enxaguar muito bem, para que não fiquem resíduos de detergente. 


Mulheres grávidas podem utilizar kefir?
Inicialmente, não há problema algum. Para a maioria das gestantes, o kefir auxilia o combate à prisão de ventre, diminuindo o inchaço, as hemorroidas e a azia, mas isso irá depender do organismo de cada pessoa, cada um reage de uma forma.O kefir de leite é rico em ácido fólico, veja mais em: Benefícios, sendo muito importante na gravidez.
O ácido fólico é uma vitamina do complexo B cuja ingestão deve começar desde o planejamento da gravidez, pois garante saúde para a mãe e o desenvolvimento do bebê, já que é responsável pela síntese dos ácidos nucléicos (substâncias que produzem proteínas, tecidos e também o código genético, como o DNA, por exemplo).
A simples suplementação do ácido fólico três meses antes e nos três primeiros meses da gravidez são suficientes para reduzir até 95% de problemas da má formação do tubo neural. O tubo neural funciona como o sistema nervoso primitivo do feto. É uma estrutura do embrião precursora do cérebro e da medula espinhal. O fechamento deste tubo é essencial para formar a calota craniana e coluna vertebral do bebê. Isso ocorre entre 22º e 28º dias após a concepção.


 Qual a quantidade diária de iogurte (ou suco) de kefir que se deve ingerir? Quanto mais, melhor?
O indicado é 1 litro por dia, mas junto com outros alimentos. Não é correto alimentar-se apenas com Kefir ou usá-lo na maior parte da dieta, deixando de lado outros alimentos. Bom senso é sempre fundamental.
É preciso ter em mente que o Kefir não é um remédio milagroso que promete a cura de todos os males, ele apenas promove uma desintoxicação no organismo e isso se reflete em bem-estar, auxiliando na prevenção e controle de doenças.


Faz mal ingerir os grãos de kefir?
Os povos antigos das montanhas do Cáucaso, além de tomar o iogurte, também costumavam ingerir os grãos e o resultado era uma longevidade com boa qualidade de vida.Você pode consumi-los puros ou misturados a saladas, bebidas em geral, doces, gelatinas. 

Categories: , ,

10 Responses so far.

  1. Unknown says:

    Ola boa noite!,Moro em bh se alguem quizer mudinhas de kefer eu tenho para doar.Vi um comentario de uma pessoa que comprou.Nossa que absurdo isso a gente doa e nao se vende.Bjos quem quizer so procurar por mim no facebook ,Elenice nicinha

  2. Silvana says:

    Gente, não comprem kefir. Existem pessoas que doam. Consulte as comunidades: facebook, grupos do Google e wiki.

  3. Unknown says:

    Silvana, é super difícil encontrar doador, moro em Cuiabá e nas comunidades não encontrei ninguém aqui por perto....

  4. Anônimo says:

    Moro em Belo Horizonte- MG bairro: Graça. Faço doação de kefir de leite.
    Tem que pegar no local. venturarogerio@bol.com.br

  5. Anônimo says:

    No instagram da Nutricionista Djulie Annie tem a lista de doadores do País todo separado por estado... vale a pena conferir, consegui o meu por lá!

  6. Anônimo says:

    Faço doação de kefir de leite, em Belo Horizonte-MG, moro no bairro Graça, tem que buscar no local. venturarogerio@bol.com.br

  7. Unknown says:

    https://www.facebook.com/Kefir-Brasil-Probioticos-Vivos-217937988383358/

  8. Onde conseguir encontrar doação doadores ou comprar Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Olá amigos, o Kefir e Kombucha é maravilhoso para a saúde mas é bem difícil de conseguir doação eu mesmo tentei doação de kefir e kombucha e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Eu paguei R$29,90 já com o frete incluso, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil.

    o site é esse se interessar para alguém:

    kefirdeleite.com

    Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

    kefirdeagua.com.br

    Para quem está procurando Kombucha tem nesse site:

    lojinhadokefir.com.br